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Reforçar e praticar as habilidades de funções executivas com crianças desde a infância até a adolescência

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Introdução

As habilidades de função executiva e de autorregulação providenciam suporte crítico para aprendizado e desenvolvimento. Como um sistema de controle de trafego aéreo em um aeroporto movimentado gerencia as chegadas e partidas de muitos aviões em várias pistas, as habilidades de funções executivas nos permitem manter e trabalhar com informações em nosso cérebro, concentrar nossa atenção, filtrar distrações, e trocar as marchas mentais. Existem três dimensões básicas destas habilidades:

A memória de trabalho (ou memória operacional)

A capacidade de reter informações na mente e usá-las.

Controle inibitório

A capacidade de dominar pensamentos e impulsos, de modo a resistir às tentações, distrações, e hábitos, e fazer uma pausa e pensar antes de agir.

Flexibilidade cognitiva

A capacidade de alternar engrenagens e ajustar às novas necessidades, prioridades, ou perspectivas.

Essas habilidades nos ajudam a lembrar de informações que precisamos para completar uma tarefa, evitar distrações, resistir a impulsos indesejáveis ou não produtivos, e manter a atenção durante uma atividade particular. Nós as usamos para definir metas e planejar formas de atendê-las, avaliar o nosso progresso ao longo do caminho e ajustar os planos, se necessário, enquanto controlamos frustrações.

Apesar de nascermos sem essas habilidades de função executiva, nascemos com o potencial inato para desenvolvê-las. O processo é lento que começa na infância, continua na idade adulta precoce, e é moldado por nossas experiências. As crianças constroem suas habilidades por meio de engajamentos no sentido social, interações e atividades agradáveis que moldam as competências de autorregulação em níveis cada vez mais exigentes.

Na infância, as interações com os adultos ajudam os bebês a focar a atenção, construir a memória de trabalho e gerenciar reações a experiências estimulantes. Através de brincadeiras criativas, jogos e trabalhos escolares, as crianças praticam como integrar a sua atenção, memória e auto-controle trabalhando para formar planejamentos, resolução de problemas flexíveis, e um engajamento sustentável. No ensino médio, espera-se dos alunos  uma capacidade para organizar o seu tempo (em grande parte) de forma independente, manter o controle de suas atribuições, e gerenciar projetos para a conclusão.

Enquanto as crianças a desenvolvem estas capacidades, elas precisam praticar refletindo sobre as suas experiências, falar sobre o que eles estão fazendo e por que, monitorando suas ações, considerando os possíveis próximos passos, e avaliando a eficácia de suas decisões. Adultos desempenham um papel fundamental no apoio, ou como um "andaime", para o desenvolvimento dessas habilidades, primeiro por ajudar as crianças a completar tarefas desafiadoras, e, em seguida, gradualmente recuando para deixar as crianças gerir o processo de forma independente e aprender com seus erros, como eles estão prontos e aptos a fazê-lo.

As atividades que se seguem foram identificadas como formas apropriadas à idade para fortalecer vários componentes da função executiva . Embora os estudos científicos ainda não tenham provado a eficácia de todas essas sugestões, a sua presença aqui refletem o julgamento de especialistas na área sobre as atividades que permitem que as crianças a pratiquem suas habilidades de funções executivas. Prática leva ao aprimoramento. Estas atividades não são as únicas que podem ajudar; ao contrário, elas representam uma amostra das muitas coisas que as crianças gostam e que podem apoiar o desenvolvimento saudável.

Finalmente, observe que, quando sites e produtos são referenciados nestas sugestões de atividades, é porque eles são recursos úteis ou exemplos. A sua inclusão não implica o endosso, nem implica que eles são a única, nem necessariamente os melhores.

 

Agradecimentos

O Centro de Desenvolvimento da Criança  deseja dar profundos agradecimentos à Jocelyn Bowne para elaboração este manuscrito. Agradecemos também à Maia Barrow, Silvia Bunge, Deborah Leong, e Philip Zelazo para os seus comentários pensativos e sugestões. Sua experiência foi valiosa na compilação destes jogos e atividades.  Quaisquer erros ou omissões são da exclusiva responsabilidade do

Center on the Developing Child.

 


Atividades de Função Executiva para 8 a 16 meses de idade

Essas atividades incentivam as crianças a focar a atenção, usar a memória de trabalho, e a praticar habilidades básicas de auto controle. Durante esta fase, as crianças estão desenvolvendo ativamente o seu núcleo de habilidades de função executiva e de auto-regulação (EF / SR).  Interações de suporte e compreensão com os adultos são fundamentais para o desenvolvimento saudável dessas habilidades. No entanto, atividades particulares podem fortalecer os  principais componentes da EF / SR. Ao utilizar essas atividades, os adultos devem atender aos interesses da criança e selecionar atividades que são agradáveis, e ao mesmo tempo permitindo que o bebê possa determinar por quanto tempo jogar.

Brincar no colo com as crianças menores

Gerações de famílias envolveram os bebês em jogos mantendo-os no colo. Jogos diferentes praticam habilidades diferentes, mas todos são previsíveis e incluem algumas regras básicas que orientam adultos e o comportamento da criança. Repetição ajuda as crianças a lembrar e gerenciar seu próprio comportamento para se adequar as regras do jogo.

Peekaboo – Jogos de esconder-e-achar como este exercitam a memória de trabalho, porque eles desafiam o bebê a se lembrar de quem está se escondendo, e eles também praticam habilidades básicas de auto-controle como, em algumas variações, o bebé espera para o adulto revelar a si próprio. Em outras versões, o bebê controla o tempo da revelação; isso fornece uma importante prática que regula a tensão em torno de uma surpresa esperada.

Trote, trote  para Boston; This is the way the farmer rides; Pat-a-Cake – Rimas previsíveis que terminam com uma estimulante surpresa esperada são bem-amadas.

As crianças exercitam a memória de trabalho enquanto desenvolvem uma familiaridade com a rima e práticam antecipando uma surpresa, inibindo suas reações antecipatórias enquanto geram altos níveis de estimulação.

Jogos de busca 

Jogos de busca são uma ótima maneira de desafiar a memória de trabalho.

- Esconder um brinquedo sob um pano e incentivar a criança a olhar para ele. Uma vez que as crianças podem encontrar o brinquedo rapidamente, esconda-o, mostre à criança que você o mudou de lugar, e incentive ela a encontrá-lo. Faça mais movimentos para aumentar o desafio. À medida que a criança se lembra do que estava lá e rastreia mentalmente o movimento, ele ou ela exerce a memória de trabalho.

- As crianças maiores podem desfrutar de se esconder e ouvir você procurando em voz alta por elas enquanto elas rastream sua localização mentalmente.

- Você também pode ocultar um objeto sem mostrar a uma criança maior, onde é, e em seguida, permitir que a criança o procure. Ele ou ela praticarão manter o controle dos locais pesquisados.

- Outra versão desafiante de todos os jogos envolve a colocação de um conjunto de copos em uma mesa giratória (ou "Lazy Susan"), escondendo um objeto sob um copo, em seguida, girando o prato giratório. Escondendo mais de um objeto também pode aumentar o desafio.

Jogos de Imitação ou cópia

Os bebês gostam de copiar os adultos. Quando eles imitam, eles têm que manter o controle de suas ações, se lembrar delas, esperar sua vez e, em seguida demonstrar que você fez. Ao fazer isso, eles praticam a atenção, memória de trabalho, e auto-controle.

- Estes jogos têm uma variedade de formas, desde revezando a fazendo gestos simples (por exemplo, acenando) para organizar os brinquedos em determinadas maneiras e pedir às crianças para copiar você (por exemplo, colocando animais de brinquedo em um curral) ou a construção de edifícios simples, colocando um bloco em cima de outro e, talvez, bater embaixo para reconstruir.

- Enquanto as habilidades dos bebês melhoram, faça os padrões que eles copiam mais complexos.

- Os adultos também podem demonstrar maneiras de brincar com brinquedos, como fazendo um galope do cavalo brinquedo ou balançando um boneca. Isto introduz o conceito de usar brinquedos como símbolos para objetos reais.

Jogo de imitar papéis simples

As crianças maiores nesta faixa etária, gostam de fazer as tarefas que eles vêem você fazendo.

- Faça revezamentos com qualquer atividade que interesse a criança, como varrer o chão, pegar os brinquedos, espananar, etc. Estes jogos introduzem os conceitos básicos do jogo imaginário e prática a memória de trabalho, auto-controle, e atenção seletiva, porque a criança deve segurar a atividade em mente para completá-lo, evitando distrações e inibindo o impulso de fazer outras coisas.

-As crianças podem lembrar e interpretar papéis mais complicados conforme elas crescem. Elas irão começar também a iniciar as atividades. Fornecer materiais necessários (por exemplo, uma vassoura, uma caixa de brinquedo, uma flanela) pode ajudar as crianças a desfrutarem  e sustentarem este tipo de jogo.

Cantigas de Roda

Músicas ou cantos com movimentos de mão simples são muitos divertidos para as crianças, e desenvolvem o auto-controle e a memória de trabalho, bem como a linguagem.

Os bebês podem aprender a copiar os movimentos de uma música e, com a prática, irão se lembrar da sequência. Eensy weensy Aranha; Onde está Thumkin ?; e Open, Shut Them são exemplos, mas estas cantigas podem ser encontradas em muitas línguas e culturas.

Conversações

Simplesmente falar com uma criança é uma maravilhosa maneira de construir a atenção, a memória de trabalho, e o auto-controle.

- Com crianças mais jovens, comece chamando a atenção da criança e nomeando em voz alta as coisas que prendem sua atenção. A criança provavelmente vai manter a sua a atenção por um pouco mais de tempo, praticando ativamente seu foco e mantendo a atenção.

- Conforme as crianças crescem, ressaltar e falar sobre objetos ou eventos interessantes podem ajudá-las a aprender como focar sua atenção em uma alguma coisa que o adulto tem identificado. Como os bebês aprendem a linguagem, eles também desenvolvem a sua memória do que é dito, eventualmente o mapeamento das palavras ligando a objetos e ações.

- Conversações em qualquer idioma além português também são úteis. Foi descoberto que as crianças bilíngues de diferentes idades têm melhor habilidades de funções executivas que as crianças monolíngües, então experiênciar usando uma outra língua é uma habilidade importante.

 


Atividades de Função Executiva para 18 a 36 meses de idade

Durante este estágio de desenvolvimento as crianças estão rapidamente expandindo suas habilidades de linguagem.

A língua atua em uma importante parte do desenvolvimento das Funções Executivas e auto-reguladoras (EF/SR), pois ajuda as crianças a identificar seus pensamentos e ações, refletir sobre eles, e fazer planos que elas mantenham na mente e usem. A linguagem também ajuda as crianças a compreender e seguir regras cada vez mais complexas,  aquelas que regulam o comportamento e aquelas que aplicam-se a jogos simples. Além disso, bilinguismo está associado à melhor EF / SR, por isso os pais que são fluentes em mais do que uma língua deveriam usar as línguas com seus filhos.

Jogos ativos

Nessa idade, as crianças estão desenvolvendo ativamente muitas habilidades físicas importantes, e elas adoram desafios físicos. As seguintes atividades exigem que as crianças se concentrem e mantenham a sua atenção em um objetivo, e fazem inibir ações desnecessárias e ineficazes, e tentar coisas de novas maneiras se a primeira tentativa falha. Eles nem sempre podem ter sucesso, mas a prática é muito importante. Isto é um processo de aprendizagem. Muitas dessas atividades irão exigir lembretes frequentes de os organizadores adultos, e elas não podem durar muito tempo!

- Fornecer muitos materiais e oportunidades para experimentar novas habilidades, como jogar a  pegar bolas, caminhando sobre uma trave de equilíbrio, correndo para cima e descer um declive, saltar, etc. Configurar simples regras a seguir para a memória de trabalho adicional e desafios de inibição , por exemplo, se revezar correndo para a "linha de chegada" e chegar.

- As crianças maiores podem desfrutar de jogos de imitação simples, como Siga o Líder, ou jogos de música como Punchinella ou siga, siga ("Siga, siga, siga [nome da criança], siga, siga, siga [nome da criança] "- todas as crianças imitam [criança]). Estes são ótimos testes de memória de trabalho assim como de atenção e da inibição.

- Jogos que requerem inibição ativa pode ser divertidos também, como a “freeze dance” (estátuas musicais), embora não se espere que as crianças a "congelem" sem alguns lembretes. Também eficazes são os jogos de música que exigem que as crianças começam e param ou desaceleram e aceleram, como Jack in the box ; Pop Corn ; Ring Around the Rosie ; ou Motorboat.

- Jogos de música com muitos movimentos são também divertidos. Exemplos incluem o Hokey Pokey; Teddy Bear; I’m a Little Teapot; or Cabeça Ombros, Joelhos e Pés. Estes requerem que  as crianças lembrem-se de as palavras das musicas e as mantenham na memória de trabalho, usando a música para orientar as suas ações.

- Cantigas de Roda ou músicas e rimas com gestos de mão que correspondem, continuam populares entre as crianças nesta idade, desafiando de forma semelhante a atenção das crianças,a memória de trabalho, e o controle inibitório.

Conversação e narração de histórias

Enquanto as crianças desenvolveem mais habilidades na linguagem, elas podem começar a e engajar relativamente na conversa com adultos e a contar histórias simples.

- Simplesmente ver e narrar seus jogos pode ser uma ótima maneira de ajudar as crianças muito jovens a entender como a linguagem pode descrever a suas ações. Como as crianças crescem, a perguntas podem ser adicionadas, como "O que você vai fazer agora?" ou "Eu vejo que você deseja colocar a bola dentro do frasco. Existe outra maneira de fazer isso? "Estes comentários ajudam as crianças a fazer uma pausa para refletir sobre o que eles estão tentando fazer, como o que eles têm tentado funcionou, e como planejar o próximo passo.

- Contar histórias sobre eventos compartilhados pode ser uma ótima maneira de refletir sobre essas experiências. A experiência deve ser mantida na memória de trabalho enquanto a criança considera a ordem em que as coisas aconteceram, por que as coisas aconteceram da maneira que eles fizeram, e que a experiência significava.

Essas histórias também podem ser escritas ou desenhadas em livros simples e lidos novamente.

- Falar sobre os sentimentos também é importante, ou, rotular os sentimentos das crianças como são notados ("Parece que você está com muita raiva neste momento") ou contando a história de uma vez que uma criança ficou chateada. Dando a linguagem para as crianças refletirem sobre seus sentimentos, essas conversas podem apoiar o desenvolvimento de regulação emocional, que é essencial para usar a função executiva.

Jogos de correspondência e classificação

As crianças nessa idade são capazes de jogar jogos simples de classificação e correspondência, que exigem as crianças para entender a regra que organiza a atividade (a classificação por forma, cor, tamanho, etc.), manter a regra em mente, e segui-la.

- Peça às crianças para jogar um jogo de classificação em que você se reveze classificando objetos por tamanho, forma, ou cor.

Envolver as crianças maiores em um jogo de classificação, como colocar pequenas formas em um grande balde e grandes formas em um pequeno balde. As crianças tendem a colocar de igual para igual, por isso, uma mudança é um desafio, obrigando-os a inibir a ação esperada e envolver a sua atenção seletiva e memória de trabalho.

- À medida que crescem, as crianças também começam a desfrutar de quebra-cabeças simples, que requerem a atenção para formas e cores. Os adultos podem pedir às crianças para pensar sobre o que forma ou cor que precisam, onde eles poderiam colocar uma determinada peça, ou onde possam colocar a peça, se não se encaixa, exercendo assim a reflexão da criança e habilidades de planejamento.

Jogos imaginários

As crianças estão começando a desenvolver a capacidade para simples jogos imaginário. Muitas vezes, as crianças imitam as ações dos adultos usando objetos que eles tem disponíveis (como varrer com uma vassoura ou fingir cozinhar com uma panela) quando eles chegam a esta idade, essas ações não são simplesmente imitativas, mas podem ser sustentadas e mostrar sinais de simples jogos imaginários. Por exemplo, depois de “Cozinhar” no pote, a criança vai colocar a panela sobre a mesa e fingir comer.

Pergunte a crianças sobre o que elas estão fazendo. Narre as coisas que você vê acontecendo.

- Jogue junto com o filho, e deixe a criança dirigir a peça. Dê à criança a oportunidade de dizer a você qual o papel que você deve fazer e como você deve fazê-lo. Regulando o comportamento dos outros é uma forma importante para as crianças desenvolvem habilidades de auto-regulação próprias.

- Forneça uma variedade de objetos familiares, brinquedos e itens de vestuário para encorajar jogos imaginários infantis.

 


Atividades de Função Executiva para 3 a 5 anos de idade

As competências das funções executivas e de auto-regulação infantis crescem a um ritmo acelerado durante este período, por isso, é importante adaptar as atividades que correspondem às habilidades de cada criança. As crianças mais jovens precisam de muito apoio na aprendizagem de novas regras e das estruturas, enquanto as crianças maiores podem ser mais independentes. Em última análise, o objetivo é de deslocar as crianças da dependência da regulação do adulto. Por isso, quando a criança parecer pronta, tente reduzir o apoio que você fornece.

Jogos imaginários

Durante o jogo imaginário intencional, as crianças desenvolvem regras para orientar suas ações em interpretar papéis em idéias complexas em mente e modelam suas ações para seguir estas regras, inibindo os impulsos ou ações que não se encaixam no "papel”. Os jogadores muitas vezes tomam as ideias de suas próprias vidas, como ir ao consultório do médico. Eles podem atuar como "doente", serem examinados pelo médico, e receber uma injeção.  O "doutor" fala e age como um médico (calmo e reconfortante), a "criança doente" fala e age como uma criança doente (triste e com medo), e a criança no papel  do "pai" fala e age como um preocupado pai (preocupado e carinhoso). Enquanto as crianças mais jovens tendem para jogar sozinhos ou em paralelo, as crianças nessa faixa etária estão aprendendo a jogar cooperativamente e muitas vezes regulam o comportamento das outras  -um passo importante no desenvolvimento de auto-regulação.

Formas para apoiar jogo imaginário de alto nível:

 -Leia livros, saia em excursões, e utilize vídeos para ter certeza de que as crianças sabem o suficiente sobre o cenário e os papéis  para apoiar o jogo.

-Forneça um conjunto variado de adereços e brinquedos para encorajar este tipo de jogo. Crianças mais jovens em idade pré-escolar podem precisar de adereços mais realistas para iniciar o jogo (por exemplo, brinquedo kits médicos), enquanto crianças maiores podem reutilizar outras coisas para transformá-las em suportos de jogo (por exemplo, uma toalha de papel um tubo que é utilizado como gesso para um "braço quebrado"). Reutilizar objetos familiares de uma maneira nova também prática a flexibilidade cognitiva.

-Permita que as crianças façam os seus próprios suportes de jogo. As crianças devem determinar o que é necessário, manter esta informação em mente, e em seguida, continuar sem se distrair. Elas também exercem a atenção seletiva, a memória de trabalho e o planejamento. Se os planos originais não funcionam, as crianças precisam ajustar suas idéias e tentar novamente, desafiando sua flexibilidade cognitiva.

- Planejar o jogo pode ser uma boa maneira de organizá-lo, como mostrado por um programa de educação infantil projetados para construir a auto-regulação, “Ferramentas da Mente”. As crianças decidem que eles virão a ser e o que eles irão fazer antes que eles começem a jogar, e então desenham seus planos sobre um papel. Planejamento significa que as crianças pensam primeiro e depois agem, praticando, assim, o controle inibitório. Planejamento em um grupo também incentiva as crianças a planejar em conjunto, possuir estes planos na mente, e aplicá-los durante a atividade. Isto encoraja a resolução de problemas sociais, bem como a linguagem oral.

Contar Histórias

As crianças gostam de contar histórias. Suas primeiras histórias tendem a ser de uma série de eventos, cada um relacionado com a o anterior, mas sem qualquer estrutura maior. Com a prática, as crianças desenvolvem histórias mais complexas e parcelas organizadas. À medida que a complexidade da narração cresce, as crianças praticam segurando-a e manipulando as informações na memória de trabalho.

Maneiras de apoiar a narração das crianças:

- Incentive as crianças a contar histórias, e anotá-las para ler com ela. As crianças também podem fazer fotos e criar seus próprios livros. Revendo a história, seja por rever as imagens ou palavras, requerem mais organização intencional e maior elaboração.

- Conte histórias de grupo. Uma criança começa a história, e cada pessoa no grupo acrescenta algo a ela. As crianças precisam de prestar atenção em um ao outro, refletir sobre possíveis reviravoltas na história, e adaptar seus aditamentos para ajustar a trama, desafiando, assim, suas atenção, memória de trabalho, e auto-controle.

- Faça as crianças representar as histórias que elas escreveram. A história fornece uma estrutura que orienta as ações das crianças e requer que elas participem da história e a  sigam, enquanto inibindo seu impulso para criar um novo enredo.

Famílias bilíngues podem contar histórias na sua língua materna. A pesquisa indica que o bilinguismo pode se beneficiar de uma variedade de habilidades de funções executivas em crianças de todas as idades, então promover a fluência em um segundo idioma é valioso.

Desafios de movimento: músicas e jogos

As exigências de músicas e jogos de movimento suportam a função executiva, porque as crianças têm que mudar para um ritmo específico e sincronizar palavras aos atos e à música. Todas essas tarefas contribuem para o controle inibitório e a memória de trabalho. É importante que estas músicas e jogos tornam-se cada vez mais complexos para interessar e para desafiar as crianças enquanto elas desenvolvem mais habilidades de auto-regulação.

- Forneça muitas oportunidades para as crianças testarem-se fisicamente através do acesso a materiais como escalar estruturas, trave de equilíbrio, gangorras, etc. Definir desafios para as crianças -como pistas de obstáculos e jogos que incentivam movimentos complexos (pular,  equilibrar-se, etc.) - também podem ser divertidos. Quando as crianças estão tentando atividades novas e difíceis, elas precisam se concentrar, monitorar e ajustar suas ações, e persistir para alcançar um objetivo.

- Incentive o controle da atenção através de atividades mais silenciosas que exigem as crianças reduzam a estimulação e concentrar a atenção, tais como a utilização de um trave de equilíbrio ou posturas de yoga que incluem uma respiração lenta.

- Coloque um pouco de música e faça com que as crianças dancem bastante rápido, e então bem lentamente. Freeze dance é também divertida, e pode ser mais difícil, pedindo as crianças para congelarem em posições específicas. (Ferramentas da Mente usa imagens de bonecos de palito para orientar as crianças.) Quando a música pára, as crianças devem inibir a ação e mudar a atenção delas para a imagem para imitar a forma descrita.

- As músicas que se repetem e se adicionam sobre seções anteriores (seja através de palavras ou movimentos) são um grande desafio para a memória de trabalho, tais como os movimentos para She’ll Be Coming ’Round the Mountain, as palavras de Bought Me a Cat,  e músicas em contagem regressivas, como Five Green and Speckled Frogs e músicas que repetem uma longa lista (the Alphabet Song). 

- Jogos de músicas tradicionais, como Circle ’Roundthe Zero a Zero também são divertidos. Ações complexas, incluindo a procura de parceiros, deve ser realizado sem se distrair.

Jogos tranquilos e outras atividades

- Atividades de harmonização e de classificação ainda são divertidas, mas agora as crianças podem ser solicitadas a classificar por regras diferentes, promovendo a flexibilidade cognitiva. As crianças podem em primeiro lugar classificar ou dar correspondência por uma regra (como por cor), e em seguida, mudar imediatamente para uma nova regra (como por forma). Para uma versão mais desafiada, joga um jogo de correspondência, mas altere a regra para cada par. Quirkle e S'Match são jogos comercialmente disponíveis que, desta forma desafiam a flexibilidade cognitiva. Ou jogar um bingo ou um jogo de loto, em que as crianças têm que marcar um cartão com o oposto do que é chamado pelo líder (por exemplo, para "dia", colocando um cartão com um retrato noturno). As crianças têm que inibir a tendência para marcar a imagem que corresponde, ao mesmo tempo, lembrando a regra do jogo.

- As crianças desta idade podem se envolver em enigmas cada vez mais complicados, exercendo a suas memória de trabalho visual e suas habilidades de planejamento.

- Cozinhar também é muita diversão para as crianças. Eles praticam a inibição quando esperam instruções, trabalhando a memória enquanto seguem direções complicadas em mente, e focam a atenção quando estao medindo e contando.

 


Atividades de Função Executiva para 5 a 7 anos de idade

Os jogos podem exercer a função executiva das crianças e suas habilidades de auto-regulação, e permitir-lhes praticar estas habilidades em diferentes maneiras. Nessa idade, as crianças começam a desfrutar de jogos que têm regras, mas fazê-lo com níveis muito variados de interesse e habilidade. Visto que um aspecto importante do desenvolvimento dessas habilidades demanda um desafio constante, é importante escolher os jogos que são exigentes mas não muito difíceis para cada criança. Enquanto os jogadores se familiarizam com estes jogos, tente diminuir o papel do adulto tão rapidamente quanto possível; o desafio será maior para as crianças se elas se lembrarão e aplicarão as regras de forma independente. Só esteja preparado com algumas técnicas para negociar os conflitos. Lançando uma moeda ou tirar palitos são alguns métodos utilizados por Tools of the Mind, um programa de educação infantil projetado para construir a auto-regulação.

Os jogos de cartão e os jogos de tabuleiro

- Jogos que exigem jogadores para lembrar a localização de determinados cartões são ótimos para exercitar a memória de trabalho. No mais simples nível, há jogos, como o Jogo da Memória, em que as crianças descobrem cartões e têm que lembre-se do local dos pares. Num nível mais complicado são os jogos que requerem seguir tipos de cartões de jogo assim como lembrar de suas localizações, incluindo o Go Fish, Old Maid, Happy families, e I Doubt It.

- Jogos em que a criança pode combinar jogando os cartões, seja por ação ou número, também são bons para praticar a flexibilidade cognitiva. Exemplos incluem Crazy Eights, Uno and Spoons. Blink and SET são jogos mais recentes de cartões em que os cartões podem ser combinados em mais que duas dimensões.

- Jogos que exigem respostas rápidas e monitoramento também são ótimos para desafiar a atenção e a inibição. Snap e Slapjack são de cartões jogos que se enquadram nessa categoria. Perfection baseia-se em habilidades semelhantes.

- Qualquer jogo de tabuleiro que envolve alguma estratégia oferece oportunidades importantes para fazer e realizar um plano em mente durante vários movimentos à frente, consideram as diferentes regras que regem diferentes peças, e ajustam a estratégia em resposta a movimentos dos adversários. Através a estratégia, a memória de trabalho da criança, o controle inibitório, e a flexibilidade têm que trabalhar em conjunto para apoiar jogo com base como play. Sorry !, Battleship, Parcheesi, mancala, checkers, e Chinese checkers são alguns dos muitos exemplos de estes tipos de jogos para crianças dessa faixa etária.

Jogos / atividades físicas

- Jogos que requerem atenção e rápida respostas ajudam as crianças à praticar a atenção e a inibição. Eles incluem Freeze Dance (estátuas musicais); cadeiras musicais; Red Light, Green Light; ou Duck, Duck, Goose para crianças mais jovens. Alguns desses jogos também exigem a pessoa que é "It" para controlar mentalmente os movimentos dos outros, desafiando a memória de trabalho também; estes jogos incluem Mother May I? e What Time Is It, Mr. Fox ? Outros requerem respostas seletivas e a teste de inibição, como a Magic Word Game, em que as crianças esperam por uma " palavra mágica" para iniciar uma ação.

- Jogos de bola rápida como four square, dodgeball, e tetherball, requerem monitoria constante, seguir regras, tomar decisões rapidas e auto-controle.

- Simon Says é um outro grande jogo para atenção, a inibição, e a flexibilidade cognitiva, como a criança tem que entender qual regra aplicar e alternar as acções, conforme o caso. outras versões são The Australian Do This, Do That, ou a variação, Do As I Say (Not As I Do).

- As crianças são agora com idade suficiente para desfrutar de atividades físicas estruturadas, tais como esportes organizados. Jogos que exigem coordenação e promovem exercício físico aeróbico, como o futebol, já demonstraram dar suporte melhores às habilidades de atenção. As atividades físicas que combinam atenção plena e movimento, tais como yoga e Tae Kwon Do, também ajudam as crianças a desenvolver a sua capacidade de focar a atenção e controlar ações.

Jogos com movimento e música

- Jogos de imitaçao, em que a pessoa que imita tem manter em mente as ações do modelo, colocá-los na memória de trabalho. Punchinella é um exemplo, com o modelo observando durante o segundo verso ("Eu posso fazer isso também"). As musicas Call-and-Response fornecem um desafio auditivo semelhante, como Boom Chicka Boom e I met a Bear.

- As músicas que se repetem e se adicionam a seções anteriores (seja através de palavras ou movimentos) também desafiam a memória de trabalho, como os movimentos de She’ll Be Coming ’Round the Mountain, ou as palavras de Bought Me a Cat. Os classicos jogos de memoria como Packing for a Picnic ou Packing a Suitcase for Grandma’s caem nesta categoria, também. As crianças maiores podem desfrutar o desafio adicional de alfabetizar a lista.

- Cantando em rodadas é um desafio para as crianças maiores que exigem o uso de a memória de trabalho e a inibição. Row, Row, Row Your Boat é uma simples rodada para começar, mas há muitos com maior complexidade.

- Ritmos de aplauso complicados também praticam memória de trabalho, a inibição, e a flexibilidade cognitiva, e têm sido muito populares nas gerações de crianças em diversas culturas. Miss Mary Mack e Down Down Baby são exemplos conhecidos.

Atividades tranqüilas que requerem estratégia e reflexão

- As crianças tornam-se cada vez mais independentes. Nessa idade, os puzzles, os livros que incluem labirintos, com simples palavras a descobrir, jogos de correspondência, etc., exercitam a atenção e a melhoram a habilidade para resolver problemas (o que exige memória de trabalho e flexibilidade cognitiva).

- Jogos de lógica e raciocínio, em que as regras sobre o que é possível necessidam de ser aplicadas à resolver quebra-cabeças, começam a se tornar interessantes e fornecem uma excelente memória de trabalho e desafios da flexibilidade cognitiva. ThinkFun, um jogo e empresa de puzzle, fornece algumas versões atraentes e apropriada para a idade com Traffic Jam e Chocolate Fix, enquanto Mastermind é um outro antigo favorito que agora tem uma versão mais simples para as crianças mais jovens. Jogos on-line educativos oferecem muitas atividades semelhantes também.

- Jogos de adivinhação também são populares e exigem que os jogadores usam a memória de trabalho e pensamento flexível para segurar em mente as respostas anteriores, enquanto eles desenvolvem e descartam teorias possíveis. Alguns exemplos são 20 Questions ou Guess My Rule (muitas vezes jogado com blocos de diferentes cores, tamanhos e formas, de modo que as crianças tentam adivinhar qual atributo ou conjunto de atributos, define a regra para o grupo).

- I Spy e os livros derivados deste jogo requerem que as crianças pensem sobre categorização e usem a atenção seletiva na procura do tipo correto de objeto.

 


Atividades de Função Executivas para 7 a 12 anos de idade

Estes jogos fornecem desafios, prática da função executiva e habilidades de auto-regulação entre as crianças na idade escolar. Para as crianças nesta faixa etária, é importante aumentar progressivamente a complexidade dos jogos e das atividades.

Os jogos de cartão e os jogos de tabuleiro

- Os jogos de cartão em que as crianças têm que monitorar os cartões de jogo exercitam a memória de trabalho e aumentam a flexibilidade mental no serviço de planejamento e estratégia. Hearts, spades, e bridge são exemplos populares.

- Jogos que necessitam de monitorização e de respostas rápidas são ótimas para desafiar a atenção  e para tornar as crianças desta idade fazer tomar da  uma decisão rápida. Spit, por exemplo, reque que a criança assista para o seu próprio jogo, bem como o progresso dos seus adversários.

- Para as crianças menores, jogos de cartão que exigem combinar qualquer fato ou número continuam a testar a flexibilidade cognitiva. Jogos como Rummy, incluindo o Gin Rummy, são exemplos populares. Jogos com conjuntos e opções mais complexas, tais como poker e mahjong, podem desafiar crianças maiores.

- Qualquer jogo que envolve estratégia permite melhorar a  prática porque necessidade de realizar movimentos complexos na mente, planejando muitos movimentos e, em seguida ajustando planos, tanto em resposta aos resultados imaginados e como aos movimentos dos adversários. Com a prática, as crianças podem desenvolver a habilidade real em clássicos jogos de de estratégia como Go or chess, enquanto desefiam a memória de trabalho e a flexibilidade cognitiva. Existem também muitos outros jogos de estratégia modernos. Mensa, a sociedade de QI elevado, detém uma competição anual, testando novos jogos, e fornece uma interessante lista de favoritos.

- As crianças desta idade também desfrutam de jogos mais complexos que envolvem jogos de fantasia, que requerem que mantener na memória de trabalho complicadas informações sobre locais visitados no mundos imaginários, regras sobre como os personagens e os materiais podem ser utilizados, e a estratégia para atingir metas auto-determinadas. Minecraft é jogo de computador deste tipo muito popular, enquanto Dungeons & Dragons é um dos favoritos baseado em cartões de longa data.

Jogos/ atividades físicas

- Esportes organizados tornaram-se muito populares para muitas crianças durante este período. O desenvolvimento de habilidade nestes jogos pratica a capacidade das crianças para manter as regras e estratégias complicadas em mente, controlar a si próprios e as ações dos outros, tomar decisões rápidas e reação flexível aos jogos. Há também evidências de que os níveis elevados da actividade física, particularmente as atividades que requem coordenação, como o futebol, podem melhorar todos os aspectos da função executiva.

- Vários outros jogos também se tornam populares entre as crianças desta idade. As crianças podem se tornar muito habilidosas em o Double Dutch, Chinese Jump Rope, e outros  desafios semelhantes. Desenvolver habilidades nestes jogos requer prática focalizada, assim como o controle da atenção e memória de trabalho de recordar as palavras do cantar enquanto participam com os movimentos.

- Jogos que requerem monitoramento constante do ambiente e tempos de reação rápidos também desafiam atenção seletiva, monitoramento e a inibição. Para crianças mais jovens, jogos de esconder e de tag (?) , particularmente aqueles jogados no escuro, como flashlight tag e Ghost in the Graveyard, são divertidos. As crianças mais grandes podem desfrutar de jogos como laser tag e paintball. Muitos videogames também dão a oportunidade de praticar estas habilidades, mas podem incluir conteúdo violento, por isso deve ser prestada a atenção, selecionando as opções adequadas e definindo limites de tempo razoáveis. Common Sense Media, uma Organização da Informação não partidária, fornece avaliações úteis sobre os jogos populares.

Música, canto, e dança

- Aprender a tocar um instrumento musical pode testar a atenção seletiva e o auto-monitoramento. Além da capacidade física requerida, esta actividade desafia a memória de trabalho para segurar a música na mente. Há também algumas evidências que a prática de coordenação de duas mãos suporta melhor a função executiva.

- Se as crianças não aprendem um instrumento, participar das aulas de música ou eventos da comunidade ainda pode fazer que eles sigam modelos rítmicos, em particular quando a improvisação é envolvida (por exemplo, bater palmas ou fazer percussão). Isso pode desafiar sua coordenação de memória de trabalho, atenção, flexibilidade cognitiva e a inibição.

- Cantar em peças e rounds, como é feito em grupos de crianças, é também um desafio divertido, exigindo uma coordenação semelhante de a memória de trabalho, de monitoramento e a atenção seletiva. Como habilidades musicais para crianças crescem, adultos podem lhes apresentar desafios cada vez maior.

- Dançar, também, oferece muitas oportunidades para desenvolver a atenção, a auto-monitorização, e a memória de trabalho, como os bailarinos devem manter a coreografia em mente enquanto coordenar os seus movimentos com a música.

Quebra-cabeças

Puzzles que necessitam de informações a serem mantidos e manipulados memória de trabalho podem ser fantásticos desafios.

- Palavras cruzadas estão disponíveis para todos os níveis de habilidade e recorrem a manipulação de letras e palavras na memória de trabalho, bem como a flexibilidade cognitiva.

- Sudoku fornece um desafio semelhante, mas trabalha com números e equações, em vez de letras e palavras.

- Puzzles espaciais clássicos como o Cubo de Rubik exigem que as crianças estar mentalmente flexível e considerar a informação espacial na elaboração de soluções potenciais.

- Cogmed e Lumosity fornecem jogos de puzzles para computador e desafios que são projetados para exercer memória de trabalho e a atenção.

 


Atividades de função executivas para adolecentes

Executive Function Activities for EXUAdolescents

Durante a adolescência, as habilidades de função executiva não estão como no nível dos adultos, mas frequentemente, a demanda sobre elas requerem um nível alto como tal. Adolescentes precisam se comunicar efetivamente em múltiplos contextos, gerenciar suas próprias atividades escolares e  compromissos extracurriculares, e completar projetos mais abstratos e complicados com sucesso. Aqui estão algumas sugestões para ajudar os adolecentes a praticar melhor o auto-controle inteiramente durante os desafios diários que eles enfretam.

Estabelecer metas, planejamento e monitoramento

O auto-controle é necessários para qualquer atividade com um objetivo direcionado. Identificar objetivos, planejar, monitorar progresso, e ajustar comportamento são habilidades importantes a serem praticadas.

- Para focar no processo dos planejamentos, encoraje os adolescentes a identificar algo específico que eles desejam realizar. O mais importante é que as metas tenham um significado para eles e não estabelidas por outros. Para alguns adolescentes, planejar o processo de incrição para a universidade pode ser auto-motivante, mas para outros, planejar um evento social pode ser mais importante. Comece com alguma coisa mais simples e alcançável, como conseguir uma carteira de motorista ou guardando dinheiro para comprar um computador, antes de seguir diretantamente para objetivos com termos de longa duração como comprar um carro ou inscrever-se para universidades.

- Ajude os adolescentes a desenvolver planos através de etapas para alcançar estas metas. Eles devem identificar metas de curto e longo termo e pensar a respeito do que tem que ser feito para realizá-las. Por exemplo: Se os adolescentes querem que o time deles vença o campeonato, que habilidades eles precisam aprender? Como eles devem praticá-las? Identifique alguns problemas que podem surgir, e encoraje os adolecentes a criar planos antecipadamente a estes.

- Levando em conta grandes questões socias, como desabrigados, violência doméstica, or bullying podem ser ambos apelativos e avassaladores para os adolescentes.  DoSomething.org e Volunteer-Match.org  ajudam a identificar ações concretas.

- Relembre os adolescentes de periodicamente monitorar seus comportamentos e considere se eles estão fazendo as coisas como eles planejaram e se estes planos estão ajudando a alcançar as metas que eles escolheram. “Isto é parto do plano? Se não, por que eu estou fazendo isto? Alguma coisa mudou?” Monitorando desta forma se pode identificar identificar ações contra-produtivas habituais e impulsivas e manter a atenção focada com um controle consciente.

Ferramentas para auto-monitoramento

- Conversar consigo mesmo é uma poderosa forma de trazer pensamentos e ações para o dentro do consciente. Exemplos incluem ter os adolescentes conversando consigo mesmos durante etapas difíceis de uma atividade ou periodicamente  fazendo pausas para narrativas mentais sobre o que está acontecendo. Quando estas ocasiões surgem e que provoca, fortes emoções negativas ou sentimentos de derrota, uma auto-conersação pode ajudar os adolescentes a identificar potenciais pensamentos problemáticos e padrões de comportamento.

- Encoraje auto-conversas que foquem no crescimento. Ajude os adolescentes que reconheçam aquelas experiências —particularmente uma derrota —que podem oferecer lições, e que não sejam interpretadas como um julgamento final para as habilidades individuais. Por exemplo, quando um time espotivo perde um jogo, auxiliam os membros desencorajados do time a pensar no que deu errado e o que ele ou ela podem fazer para melhorar na próxima vez — melhor que simplesmente assumir que no time faltam jogadores habilidosos. O mesmo pensamento pode ajudar nos compromissos escolares. Carol S. Dweck, uma professora da Universidade de Stanford que pesquisa mentalidades, desenvolveu um website com mais sugestões.

-Ajude adolescentes a serem conscientes para interrupções (particularmente a respeito de ccomunicações electrônicas como email e telefones celulares). Fazer multitarefas pode parecer bom, mas é uma forte evidêcia de que absorve a atenção e impede boas performances. Se duas (ou mais) tarefas estão competindo por atenção, discussa meios de priorizar e dar sequência.

- Compreender motivações dos outros pode ser um desafio, especialmente quando as pessoas são movidas por diferentes perspectivas. Encorajar adolescentes a identificar as suas hipóteses sobre as motivações dos outros e depois pensar em alternativas. "Por que você acha que ela esbarrou em você? Você pode pensar em uma outra explicação? "Os adolescentes que não estão acostumados a esse tipo de pensamento podem precisar de você para modelar o processo: "Será que ela não viu você? "

- Escrever um diário pessoal pode promover a auto-reflexão, proporcionando um meio com adolescentes para explorar pensamentos, sentimentos, ações, crenças e decisões. Há muitas maneiras para se aproximar desta forma, mas todos devem encorajar também  a auto-consciência, reflexão e planejamento (ver websites no final desta seção).

Atividades

Há muitas atividades que os adolescentes podem desfrutar que recorrem à uma série de competências de auto-regulação. A chave é um foco em melhoria contínua e aumentando desafio. Alguns exemplos seguem abaixo:

Esportes — A atenção e habilidade de desenvolvem de forma inerente com os esportes competitivos  devido a capacidade de monitorar a si próprio e as ações dos outros, tomar decisões rápidas e responder com flexibilidade para jogar. Atividades do tipo e que sejam bastante aeróbicas também podem melhorar a função executiva.

Yoga and meditação — Atividades que suportam um estado de consciência, ou um não-julgamento da consciência do momento das experiências, podem ajudar os adolescentes a desenvolverem uma atenção sustentada, a reduzir o estresse e a promover menos impulsos, com mais tomadas de decisões reflexivas e de comportamento.

Música — A memória de trabalho, atenção seletiva ção, flexibilidade cognitiva e inibição são desafiados durante o desenvolvimento de habilidades como tocar um instrumento musical, cantar ou dançar particularmente quando se trata de músicas complicadas que envolvem múltiplas partes, ritmos sofisticados e improvisação.

Teátro — A performance é cuidadosamente coreografada e exige que todos os participantes, no palco e nos bastidores, se lembrem dos seus postos de trabalho, participar  nos seus tempos, e a gerenciar o seus comportamentos. Para os atores, aprender as linhas e ações de um papel modelam fortemente de atenção e memória de trabalho.

Jogos de estratégia e de lógica — Jogos clássicos como xadrez, bem como programas de treinamento baseados em computadores como Cogmed e Lumosity, exercitam aspectos da memória de trabalho e planejamento, e detém uma competição anual para testar novos jogos possuindo uma lista interessante de jogos de estratégia.

Jogos de computador podem também ser valiosos, desde haja prazos que são estabelecidos e observados. Jogos que requerem monitoramento constante, mudanças de ambiente e tempos de reação rápidos desafiam atenção seletiva, acompanhamento, e inibição. Movendo-se através de complicados mundos imaginários, tais como aqueles encontrados em muitos jogos de computador, também desafiam a memória de trabalho. Common Sense Media, uma fonte de informações sobre a mídia sem vinculo com empresas, fornecem algumas boas críticas de jogos populares.

Habilidades de estudo

Na escola, os adolescentes deverão ser cada vez mais independentes e organizados em seu trabalho. Essas expectativas podem colocar uma grande carga sobre todos os aspectos da função executiva. Habilidades básicas de organização podem ser muito úteis neste respeito. A lista abaixo pode servir como um guia para os adolescentes usarem.

- Quebrar um projeto em partes mais fáceis de gerenciar.

- Identificar planos razoáveis (com prazos) para a conclusão de cada etapa. Certifique-se de que todas as etapas foram explicitamente identificadas para garantir que a conclusão de cada etapa seja reconhecida e celebrada.

- Auto-monitoramento durante o trabalho. Coloque um temporizador definido  periodicamente como um lembrete para verificar se alguém está prestando atenção e compreendendo. Quando você não entende, o que poderia ser o problema? Há palavras que você não conhece? Você sabe qual é a direção? Existe alguém que você pode pedir ajuda? Gostaria de olhar em suas notas de ajuda? Se você parar de prestar atenção, o que deixou você distraído? O que você pode fazer para se reorientar? Identificar momentos-chave para a auto-monitoramento (por exemplo, antes de entregar um trabalho, quando sair de casa, etc.).

- Esteja ciente de momentos críticos para concentrar sua atenção. Multitarefas impedem o aprendizado. Identique meios de reduzir distrações  (por exemplo, desligue eletrônicos, encontre uma sala silenciosa).

- Use a memória para organizar tarefas. Dispositivos mnemônicos podem ser ferramentas poderosas para lembrar informações. Desenvolver o hábito de escrever as coisas também ajuda.

- Mantenha um calendário  de prazos e etapas ao longo do caminho do projeto.

- Depois de completar uma tarefa,  reflita sobre o que foi feito e não funcionou muito bem. Desenvolva uma lista de coisas que têm apoiado a atenção focada e sustentada, bem como uma boa organização, memória e conclusão do projeto. Pense em maneiras de garantir que estes apoios estão no local para outros projetos.

- Pense sobre o que foi aprendido com atribuições que não foram bem concluídas. Isto foi devido à falta de informações, a necessidade de melhorar certas habilidades, gestão de tempo ruim, etc? O que você faria diferente na próxima vez?

 

 


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